sábado, 18 de agosto de 2012

Beija-Flor Cinza , Beija-Flor Dourado



Beija-flor-cinza

O beija-flor-cinza (Aphantochroa cirrochloris) é uma espécie de ave Apodiforme da família Trochilidae

Possui o corpo cinza-esverdeado, sendo mais cinza no peito e abdômen e mais verde na cabeça e na cobertura das asas. A cauda e as penas de vôo (rêmiges) são cinza-escuras quase pretas e o bico é preto. 
 

Alimenta-se de néctar das flores e insetos. O beija-flor cinza fêmea concentra todo o trabalho na época da reprodução, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. A fêmea bota 2 ovos cor de creme por vez, os filhotes tornam-se rapidamente independentes. 
Em média de 4 semanas, os filhotes estão prontos para partir do ninho.
 
Vivem Solitários ou aos pares. Habitam em Florestas tropicais e subtropicais úmidas de baixa atitude e Florestas secundárias Altamente degradadas. É uma espécie endêmica do Brasil.


 

Beija-flor-dourado

O beija-flor-dourado é uma ave apodiforme da família Trochilidae

















 

 O corpo é verde com tons dourados, sob luz adequada para dar iridescência. A cauda verde dourada, às vezes com mais destaque para o dourado, diferente da mencionada. 
O papo é levemente alaranjado. 
Alimenta-se de néctar de várias flores e come pequenos insetos. 
 
 
 Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e savanas áridas. 





 Vive no interior e bordas das matas e cerrados, também se acostumando a freqüentar jardins e áreas arborizadas de cidades.


 Macho e fêmea são parecidos (o livro do Sigrist não especifica diferença entre a plumagem os sexos, apenas entre as duas subespécies H.c.chrysura e H.c. platensis), sendo essa de cores um pouco apagadas, característica perceptível somente sob excelentes condições de luz.

Possui o bico vermelho com a ponta negra, embora a cor do bico seja ainda mais chamativa. 
Dentro de sua ampla distribuição geográfica ao sul da Amazônia e pelo interior do Brasil, o Pantanal é a área onde é visto com maior facilidade, tanto como aqui! 

Este ficou preso dentro de casa e levou um tempão prá sair...exausto!










Nenhum comentário:

Postar um comentário