sábado, 11 de agosto de 2012

Viuvinha Alegre ou Noivinha

                             Eu estava indo até o Kiko pra comer pastel e tomar suco, e, geralmente, vou a pé, quase sempre com a máquina fotográfica. O Sol estava muito brilhante mas reparei em algo branco demais que ofuscava em cima de um Pinheiro que tem na estrada(aliás, vários junto com eucaliptos). Parei e fotografei, apesar da distância (muito alto o pinheiro).

Noivinha

A Noivinha (Xolmis irupero), também conhecida popularmente por Viuvinha e Viuvinha-Alegre, é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
 Mede cerca de 18 centímetros e é quase todo branco. Apenas as rêmiges primárias (penas da ponta das asas), bem como a ponta das penas da cauda são negras; também são pretos o bico e as pernas.
 Come essencialmente insetos que apanha em vôo com apurada técnica: parte de um galho onde esta pousada, apanha a presa em ousadas piruetas e volta para o seu poleiro. Sabe peneirar muito bem, mantendo-se no mesmo ponto no ar, adejando as asas como os beija-flores. 
 Vive na caatinga, nos campos com arbustos e árvores esparsas, na beira de brejos, no Nordeste e no sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e ainda na Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.
 Na caatinga seca contra o céu azul destaca-se pela alvura de sua plumagem e de sua extrema elegância de vôo. É uma das mais lindas aves do sertão nordestino. 

                       Quando voltei do Kiko, com copo de suco na mão, eis que vejo dois, distanciados um pouco, empuleirados nos fios da estrada. Um era menor, talvez filhote. Legal, porque ficaram mais perto e deu um zoom melhor.

                     Aí, um voou até um galho de árvore bem à beira da estrada, mas do outro lado. O menor sumiu entre os pinheiros.
         
Mas voltou ao cabo de fio e, eu já estava nou outro lado faixa, contra o sol e deu prá fragá-los.

                       Lindinhos!

2 comentários:

  1. Vejo próximo ao Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Já observei essa ave várias vezes nas imediações do Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre. Quase sempre sozinha. Há poucos dias vi duas e imaginei que seja um casal. estamos na primavera e começa a época de acasalamento. Sempre me chamou a atenção pois além de ser apaixonado pela natureza, sou Biólogo.

    ResponderExcluir