quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aves menores de 18cm

                                     Estamos entrando no mundo dos pequeninos e mais difíceis de fotografar. Pousam muito no meu Cinamomo, na Amoreira, na Arueira e numa árvore que tenho ao lado de casa, onde deixo o carro, que tem cachinhos de frutinhas pretas pequeninas, a qual não sei o nome. Mas vamos às Aves.


Sanhaçu-papa-laranja
O sanhaçu-papa-laranja é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaço-amarelo, sairão (Santa Catarina) e papa-ameixa.
Mede 18 centímetros de comprimento.
 Tem sido visto alimentando-se de inflorescências de eucalipto e grandes pedaços de folhas de mamão e chuchu e aqui, os frutinhos da aroeira.

Pássaro com colorido berrante, as fêmeas são pardas; os jovens têm o alto da cabeça azulada e o peito e abdome amarelados. São muito confundidos com a Saíra Viúva.
Habita matas de galeria e capões (capão é uma formação vegetal típica da Região Sul do Brasil. Consiste em um grupamento de vegetação arbórea).
 
Asa de Telha pálida
 Também conhecido no Nordeste por cajaca e casaca-de-couro; o Asa-de-telha-pálida é uma ave passeriforme da família Icterídea. É uma ave parasita e tem hábitos bem parecidos com os da espécie vira-bosta. Mede cerca de 18 centímetros. Alimenta-se de insetos e sementes. Costuma freqüentar comedouros com sementes e quirera de milho. Sempre constrói seu próprio ninho, ou seja, a câmera de incubação, que tem forma de pequena “tigela”, feita de barro e fibras vegetais, onde deposita geralmente três ovos, que são de cor branca, embora esta câmera seja geralmente construída no interior dos ninhos de furnarideos, principalmente Pseudoseisura cristata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário