quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aves abaixo de 20 cm


                Antes de começar, incluo o Tesourinha e Andorinha, pois medem apreoximadamente 20 cm.



Tiê-do-mato-grosso 

O tiê-do-mato-grosso é um passeriforme da família Cardinalidae. Conhecido também como tangará (Pará) e tiê-da-mata. Mede cerca de 19,5 cm de comprimento e pesa 40 g. O macho é vermelho-amarronzado com o alto da cabeça vermelho e a fêmea é marrom-olivácea com uma pequena faixa amarela no alto da cabeça. Vive freqüentemente junto a bandos de outros pássaros que se alimentam de insetos, alimentando-se ainda de pequenas aranhas e frutos e sementes. Varia de incomum a comum no estrato inferior de florestas úmidas e bordas de florestas. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares.

                                                                       Fêmea

Sanhaçu-Cinzento

O sanhaçu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul e sanhaçu-azul (Natal/RN). É uma das aves mais comuns do país, conhecida pelo de realizar acrobacias quando na disputa por frutas com outros pássaros.
Com tamanho aproximado de 18 centímetros e 42 gramas de peso (macho), tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras. A cauda e as pontas das asas são azuis-esverdeadas, porém pouco contrastantes. Os imaturos são esverdeados.É sem dúvida o sanhaçu mais comum em nosso país. Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas. Espécie sem dimorfismo sexual.Frutos, folhas, brotos, flores de eucaliptos e insetos, entre estes os alados de cupim (“aleluias” ou “sirirís”) capturados em vôo, são seus alimentos.
 Costuma freqüentar comedouros com frutas. Aqui na cerca, minha mãe coloca mamão e banana. É uma disputa entre Bem-Te-Vi, Sanhaçus e Sabiás. Abaixo, uma sequência do Sanhaçu-Cinzento pegando pedacinhos de banana!
















Quando um macho apronta-se para agredir outro, seu canto torna-se rouco e monótono. Anda quase sempre em casais ou pequenos bandos. Também é visto junto com outra espécie de sua família, como o sanhaçu-do-coqueiro, cujo canto é bem parecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário