terça-feira, 4 de setembro de 2012

Amarilis e Magnólia (Tulipa de Jardim)

                              Como diz no Livro "A Linguagem da Flores", Amarilis significa Orgulho! Quem não tem pelo menos um pouco...alguns em demasia, que chegam a serem prepotentes. Mas o bom orgulho é aquele em que se reconhece pela conquista não nos deixando vaidosos; aquele orgulho de ser mãe de filhos maravilhosos ou de ter alcançado metas com dignidade e esforço!

                                AMARILIS



Clado:
Amaryllis


Amaryllis é um género  botânico pertencente à família amaryllidaceae

A Amaryllis tem um rápido crescimento e floração de até um mês. Após a floração o bulbo entra em periodo de dormência, perdendo todas as folhas e a planta fica com aparência "sem-vida", após esse período nascem folhas e flores novamente.

Eu perdi esta, quando a Brenda cavou o canteiro, coisa que ela não faz mais, ainda bem! 
A segunda, conforme o Livro é a Anêmona, que significa, segundo o livro Linguagem das Flores, "Abandonado", mas como não tenho essa, busquei informações que me levaram a outra espécie que tenho no meu jardim.




Anemone é um gênero botânico da família Ranunculácea, conhecida vulgarmente como anêmona. Como não tenho essa flor, pesquisei sobre a “família”. Ranunculácea é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Ranunculales. A ordem à qual pertence esta família está por sua vez incluída na classe Magnoliopsida (Dicotiledôneas): desenvolvem portanto embriões com dois ou mais cotilédones.
As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliophyta, ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones. Outras características incluem raiz axial e folhas com nervação reticulada. As partes florais podem ser pentâmeras (mais freqüentemente), às vezes tetrâmeras e, raramente, trímeras ou monômeras. Tradicionalmente, as dicotiledôneas foram consideradas como uma classe, designada originalmente de Dicotyledoneae, mas foram posteriormente renomeadas para Magnoliopsida, usando como tipo o gênero Magnólia

Magnólia (ou Tulipa de Jardim)            

               Classificação Científica









Magnólia é uma flor proveniente de plantas do gênero Magnolia, família Magnoliaceae. Também é o nome popular das plantas deste gênero, nativas das zonas temperadas do hemisfério norte.






As magnólias são árvores, arbustos ou arvoretas semidecíduas ou decíduas, apreciados como ornamentais em jardins, principalmente em locais de clima temperado ou subtropical. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.

 

 


A ciência botânica tem um interesse especial pelas magnólias, por apresentarem estruturas reprodutivas e anatômicas que se acredita serem extremamente primitivas em relação a todas as outras flores, apresentando semelhanças com Gimnospermas primitivas. Alguns dos fósseis mais antigos de Angiospermas conhecidos apresentam flores semelhantes às magnólias.




Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas isso não é comprovado. 

A maior magnólia da Europa pode ser encontrada em Monchique.


Poderá ser a Árvore Magnólia, que por acaso tem no Bar Pedrini, citada pelo meu pai. Lembro que meu Pai esteve aqui em casa e, mostrando o jardim prá ele, comentei sobre a Magnólia e ele disse prá eu arrancar dali porque as raízes iriam comprometer a casa. Ele se refiria à árvore. Não sabíamos que também tinha a espécie acima referida, que também é conhecida como Tulipa de Jardim.

 E com os reflexos do por do Sol, me encantaram ainda mais e não vejo nada que signifique Abandonado!


Bom dia!








2 comentários:

  1. esta muito lindo o teu jardim Hello!!
    um verdadeiro Oasis hahahaha bjus

    ResponderExcluir
  2. também acho....logo logo teu vai ficar tb, Vilmar Martinz

    ResponderExcluir