segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A linguagem das Flores



Prefácio
“Elas expressam a linguagem do amor.
Para descobrir as melhores frases,
Nenhuma floração é mais adequada.
Quando cultivadas em caramanchões,
As donzelas ficam imaginando
Se mais doces são as flores ou as intenções.”
Elizabeth Barret Browing (1806-1861)

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até uma “linguagem” própria: dizem que a cor das suas pétalas também levam mensagens. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados. É interessante também que até a forma de arrumar as rosas nos vasos pode expressar sentimentos: uma única rosa num vaso demonstra elegância e intimidade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraternização.

Existem inúmeras fontes relacionando as flores à determinadas simbologias. Aqui, selecionamos algumas, extraídas do livro “A Linguagem das Flores”, editado por Sheila Pickles e publicado no Brasil pela Editora Melhoramentos.






Flor
Simbologia
Amarílis
Orgulho
Anêmona
Abandonado
Camélia
Beleza perfeita
Cravo
Ai, meu pobre coração!
Crisântemo
Estou apaixonado
Centáurea
Sensibilidade
Margarida
Inocência
Miosótis
Amor verdadeiro
Dedaleira
Falsidade
Gerânio
Tristeza
Madressilva
Meiguice
Jacinto
Mágoa
Íris
Mensagem
Jasmim
Graça e elegância
Alfazema
Desconfiança
Lírio
Pureza
Tagetes
Luto
Narciso
Vaidade
Capuchinha
Patriotismo
Orquídea
Uma bela mulher
Amor-perfeito
Pensamentos
Peônia
Vergonha e timidez
Flox
Harmonia
Prímula
Juventude
Rosa
Amor
Girassol
Altivez
Tulipa
Declaração de amor
Violeta
Modéstia
Ninféia
Pureza de coração

Não tenho todas essas, mas vou substituir à altura em beleza e cor!

Um comentário:

  1. isso é tão bonito, me lembra quando minha amiga disse que eu seria uma tulipa se eu fosse uma flor, e isso é fofo por que a linguagem dela é declaração de amor, e eu sou uma pessoa muiito romantica

    ResponderExcluir