domingo, 28 de outubro de 2012

Eta domingo bom...

É Primavera...e o Hibisco nos presenteia sempre, com suas flores amarelas e vermelhas, assim como a Íris, com seu lilás exuberante e tigrados, tendo também a Íris Japônica.






























Iris L. é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor. É uma flor muito frequente em jardins. O termo íris é compartilhado, contudo, com outros géneros botânicos relacionados, da família Iridaceae. O termo pode ainda aplicar-se a uma subdivisão neste género.

 




As Japônicas:

 

O lírio (Mensagem) é o nome dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte [1]. Mais da metade das espécies são encontras na China e no Japão [2]. As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucena.
Lírio é também a denominação genérica de várias plantas da família das Liliáceas e Amarilidáceas.  

Também temos o Anturio:


E claro, eles não podiam faltar nessa tarde...aliás, estão sempre presentes...





E tenho uma flor de mato mesmo, pois tentei colocar num vaso e não vingou..então deixa ela lá...mas é linda!






E começaram as Rosas, mas essas merecem uma postagem à parte, só prá elas...bjs!


 

sábado, 27 de outubro de 2012

Chupim (ou Vira-bosta)...1º vôo...criado por casal de Corruíra

E eu que tinha achado que ele tinha caído do ninho que estava no meu telhado...Como costume, o Chupim coloca seu ovo no ninho de outras espécies menores como tico-tico, pardal, mas no "Corruíra"???? É demais...pequenos demais!!!




 

Escutava os gritinhos do filhote já algum tempo, e acompanhava os pequeninos, ao longe, entrarem pro telhado levando comidinha. Mas não imaginei encontrar o filhote no telhado de baixo e sendo alimentado por casal de Corruíra!!!Imaginei: - Caiu!

















Fiquei muito nervosa e aflita porque o filhote estava exposto no telhado e o tempo ameaçando em chover. Além disso, voava por perto um Bem Te  Vi, que acho que é predador! Desci, e fui cozinhar...prá me acalmar...




Confesso que subi várias vezes ao meu quarto prá olhar da janela...e lá continuava ele (ou ela)...sendo alimentado pelos Corruíras, que assumem a paternidade como guardiões e a fêmea, uma mãe perfeita!!!
















Reparem no tamanho da boca do filhote em relação à cabeça da mãe!!! E essa função de alimentá-lo foi longe!!! E a todo o momento, eu subia prá dar uma espiadinha quando não encontrei mais a família! Pensei que algum predador o tinha pego!!! Mas foi só por minutinhos, pois logo escutei seus gritinhos e o localizaei no telhado da área da cobertura do carro. Fui até a sacada e o avistei!!! Ufa!!! Mas fiquei desconfiada:-"Como ele foi parar lá?"




















Tranquilizei-me!!! Mas logo em seguida escuto os grunhidos na rua, no terreno ao lado de minha casa, e advinhem??? Tava lá! No chão!

















Olhem bem o tamanho do filhote de uns 10 dias...bah!




Vendo assim de perto, concluí que ele voou!!! Foi seu 1º vôo!!! E os pais, atucanados pela minha presença, rondavam ansiosos ! Deixei-os em paz!!



Já estava com saudades...

Já estava sentindo falta desses amiguinhos...



 Azuis da cor do céu!!!
Enquanto fazias as blusas de barbante e manipulava  os perfumes, ouvia os gritos do Pica Pau! Agora tenho tempo prá ele...
...e prá outros tb!


 Este é o Vira Bosta, famoso por colocar seus ovos nos ninhos dos outros..Aliás, foi o que aconteceu com este filhote abaixo...


Ele estava embaixo da telha e eu via uma Corruíra voando, levando comidinha pro ninho. Os gritinhos do filhote escuta-se de longe. Qual a minha surpresa pela manhã, encontrá-lo na aba do telhado abaixo. Caiu do ninho e ele é bem maior que a Corruíra...coitada....tem que voar muito prá alimentá-lo!


Reparem no tamanho do filhote!!!! É bem maior que ela, mãe adotiva!



E acho que não vai terminar bem essa história, porque ele está exposto e se chover, tádinho. Ele é muito grande e não tem como colocá-lo de volta ao ninho. E cada vez mais ele vai descendo o telhado....putz! Além de ficar a mostra prá outros pássaros maiores!!!





Bom, faz parte do contexto natural...Mas confesso que fico com o coração apertado!!!

Bom Dia!