quinta-feira, 12 de julho de 2012

Criaturas do Lajeado


Lembro-me que na infância, ao ver um canário solto pousado em um telhado ou fio de luz, era me dito: “Coitadinho! Fugiu da gaiola”, não permitindo supor que podia ser simplesmente um canário livre, natural da Terra.
Aproveito para confessar que antes de vir morar aqui no Extremo Sul de Porto Alegre, só conhecia Pardal, Pombas, Bem Te Vi, João de Barro, Sabiá Laranjeira, Anu Branco como Alma de Gato, esclarecendo que são dois tipos diferentes pertencentes à mesma família, porém Alma de Gato é marrom, enquanto Anu Branco, também conhecido como Galego é mesclado. O canário acima estava na grama em meu terreno....segui os piados e dei de cara com ele, amarelinho, solto. Fiquei feliz em encontrá-lo nessa situação porque aqui, na agropecuária, eles vendem periquitos e canários e, ainda, algumas outras espécies, todos engaiolados, presos. E nem sempre, sabe-se, que são de cativeiros. Muitos são pegos do ambiente livre em que vivem para serem comercializados, o que me faz pensar que se soltá-los, não recuperariam sua condição anterior de sobrevivência. Sim, pois se soltos e depois presos, eles se adaptam na gaiola, por que os presos e depois livres, não se adaptariam também?
Aqui, ainda aparece outro tipo de Canário- o Rasteiro. Segue abaixo, fotos dos dois tipos.

 Este, estava aqui em meu jardim. Quero registrar que todas as fotos postadas nesse blog foram tiradas por mim.
Este canário estava na cerca da casa do Allan, meu genro. Lá, à beira da estrada, existem muitos eucaliptos e vários "condomínios de cocotas".
Geralmente, é uma gritaria, principalmente quando um predador chega perto, como o Bem Te  Vi  e os Gaviões Carrapateiros e Carijós, que foram as duas espécies que encontrei aqui e ameaçam seus ninhos.








Morando aqui no Lajeado, expandiu-se em mim, esse Universo da Fauna Brasileira e também Regional, que só conhecia através de livros, escola, fotos e documentários na TV. 

 Este é o Alma de Gato verdadeiro. Reparem que seus olhos são vermelhos, a cauda é marrom com preto e manchas brancas nas pontas.
Já o Anu Branco, muito confundido com Alma de Gato, como se vê, é branco com amarelo, manchas pretas no rabo e seus olhos são amarelos. A plumagem também possui mechas pretas.


Este é o Anu Preto,  Possui uma cartilagem ou osso acima do nariz, ou seja, do bico, parecendo algo meio pré histórico









Outra visão maravilhosa foi a de um Beija-flor pousado no fio de telefone, aqui em minha casa.
Não conseguia imaginar um Beija-flor pousado! Para mim, este pequenino voava sempre. É tão lindo, tão frágil e de um colorido cintilante sem igual.
 
Causou-me obsessão. Passei dias, e ainda passo, indo atrás deste ser pequenino. Felizmente já compensou minha dedicação.
Esperar por mais de 20 minutos, no mesmo lugar, para conseguir uma foto do Beija-Flor em ação, ou seja, voando e sugando uma flor, conhecida como Trombeta da China, planta ornamental, tipo trepadeira, que embeleza e enfeita nossa Figueira do pátio, foi gratificante.



 E, prá finalizar esta postagem, em uma das voltas em que faço pela região, precisamente perto de Itapoã, encontrei esta turma empoleirada nos fios da rua. Geralmente andam em bandos Não são umas gracinhas?


 Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário